O jovem cantor de maior sucesso no Brasil Luan Santana, com certeza já conquistou um grande número de fãs, porém existe uma grande polêmica quanto a opção sexual dele, na internet mesmo podemos observar sites que realmente afirmam que ele seja gay. Suas músicas fazem sucesso de nível nacional e internacional, uma delas é “Amar não é pecado”, na qual se formos observar a letra toda é possível notar traços de uma mensagem gay. Fiz uma breve análise de alguns trechos da música.
Análise:
Eu não sei, de onde vem, essa força que me leva pra você
Eu só sei, que faz bem, mas confesso que no fundo eu duvidei
Nessa primeira estrofe o compositor revela que sente uma “força” que o atrai a outra pessoa e que não sabe de onde vem, então acha estranho a ponto de duvidar. Certamente se um garoto estivesse atraído por uma garota, essa “força” seria normal e ele não sentiria dúvidas.
Tive medo, e em segredo, guardei o sentimento e me sufoquei
Mas agora, é a hora, eu vou gritar pra todo mundo de uma vez
Esse trecho nos remete a um possível medo de uma pessoa que tá “saindo do armário” de enfrentar uma sociedade preconceituosa e que por conta disso guardou o sentimento a ponto de se sufocar e não aguentando mais resolveu assumir sua verdadeira sexualidade gritando pra todo mundo de uma vez.
Refrão:
Eu tô apaixonado
Eu tô contando tudo e não tô nem ligando pro que vão dizer
Aqui é possível notar também como se comportaria uma pessoa após ter assumido, conta tudo e não liga para as pessoas que os discriminam.
Amar não é pecado
E se eu tiver errado, que se dane o mundo, eu só quero você
No trecho acima o compositor nos tenta explicar que se AMAR não é pecado, então o que haveria de errado se existisse AMOR entre pessoas do mesmo sexo? E que se ele estiver errado nada mais importa, pois o amor enfrenta barreiras e que o mundo não vai conseguir destruir. Quando ele fala “que se dane o mundo” deixa claro que não liga para o que o mundo vai achar, logo concluímos que não se trata de um amor “normal”.
O que aqui apresentamos é uma análise crítica da letra da música. Você pode até não concordar, mas tem que admitir que todas essas comparações tem fundamentação sólida.
Clique aqui para ver a letra completa.